A versatilidade dos painéis solares permite a produção de energia renovável em qualquer lugar. No teto de casa, no piso, na fachada do prédio e até mesmo em veículos de transporte. Ainda assim, não deixa de chamar a atenção um projeto na França para gerar energia solar dentro de um cemitério. A iniciativa, conduzida pelas associações Brier’energie e RECIT, vai instalar coberturas solares no cemitério da comuna de Saint-Joachim, Pays de la Loire, na França. A energia gerada no local abastecerá parte dos quatro mil habitantes da pequena cidade.
O inusitado projeto surgiu a partir de uma necessidade. Saint-Joachim está localizado no meio do pântano de Brière e o cemitério costuma inundar no inverno. Ao invés de desativar o local, a gestão optou por cobri-lo com estruturas solares e sistema de coleta de água da chuva, que será aproveitada para regar a grama de um complexo esportivo vizinho durante a seca do verão. Considerado um local sagrado para muitos, houve a preocupação de obter o aval dos moradores para tirar a ideia do papel. A população foi cv por meio de uma carta, ao que 97% responderam de modo favorável.
Energia solar comunitária
Além de concordarem com a instalação de placas solares no cemitério, cerca de 420 residentes registraram oficialmente o interesse em aderir ao projeto. Com uma taxa de inscrição de apenas 5€ (27 reais), tais moradores receberão parte da energia limpa produzida. Éric Broquaire, residente local e presidente da associação Brier’energie, afirmou, ao site Euronews Green, que quando o projeto começar de fato, espera que outros moradores se apressem em se inscrever. Enquanto isso, um protótipo está sendo instalado em um trecho de 180 metros quadrados do cemitério. Isso ajudará a todos a visualizarem como será o resultado.
O sistema para compartilhar a energia solar de forma igual para todos será baseado em um algoritmo ainda em construção. Fisicamente, não é possível distribuir a eletricidade individualmente. Em vez disso, a tecnologia fará leituras de 30 minutos dos consumidores e da cobertura solar. No final de cada mês, estes dados criptografados permitirão ao operador francês da rede calcular quais as deduções devidas a cada participante. A Brier’energie estima que as famílias pouparão, anualmente, em média 150 a 250 euros nas suas contas de eletricidade.
Energia solar no cemitério
A cobertura solar que cobrirá o cemitério será semitransparente para permitir a passagem da luz, por meio de um tipo específico de painel solar. Serão cinco mil painéis solares capazes de gerar 1,3 megawatt e cobrindo 8 mil metros quadrados. O município financiará integralmente a instalação com 3,35 milhões de euros, usando recursos fiscais resultantes de um aumento de 7% no imposto sobre propriedades em 2023. O projeto também é apoiado pela Fondation de France, uma agência governamental que promove o crescimento da filantropia privada e de fundações privadas. A estimativa é que a energia solar do cemitério comece a ser fornecida a partir do verão europeu de 2025.