Diante do crescente comprometimento da infraestrutura, em razão dos temporais e enchentes que atingem o Rio Grande do Sul, o Sindicato dos Estabelecimentos Funerários do Estado do Rio Grande do Sul (SESF/RS), emitiu uma nota às empresas funerárias gaúchas, pedindo cautela nos deslocamentos. Confira a nota na íntegra a seguir:
"Em razão dos eventos climáticos e do estado de calamidade pública decretado pelo Governo do Estado, o Sesf-RS orienta as funerárias credenciadas no Sistema de Remoções de Corpos a não deslocarem suas equipes para atender acionamentos sem que haja segurança para o procedimento. O sindicato entende é preciso garantir a proteção à vida e integridade física dos agentes funerários, bem como evitar danos materiais às empresas com a utilização de seus automóveis em vias atingidas por inundações, desmoronamentos e outras intempéries.
Quando acionada pelo Sesf-RS, a funerária deve informar se terá como fazer o atendimento. Caso não possa, o sindicato irá avaliar a situação e entrar em contato com os órgãos competentes para tentar solucionar a demanda. Na hipótese de a autoridade policial local contatar diretamente a empresa e requerer que faça a remoção e translado de um corpo para necropsia, o diretor funerário deve entrar em contato com o sindicato para dar ciência da situação, antes de fazer o atendimento.
O telefone do Sesf-RS é (51) 3219-4266, com atendimento em horário comercial. O WhatsApp é 51 9 9238.4423, com atendimento 24 horas. O da Central de Remoções é 0800.510.0909, com atendimento 24 horas. Há, ainda, o telefone da Central de Atendimento Funerário de Porto Alegre (CAF), que também estará à disposição 24 horas: (51) 3232.0065."
Desejamos que esta situação tenha fim o mais breve possível.